Mora na Europa? Então não dá para perder o SEPOLH!

sepolh 5(III Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, em Genebra)

Em outubro, participei de dois congressos bem interessantes e queria compartilhar com vocês! Neste post, falarei sobre o primeiro, que foi a terceira edição do Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança (SEPOLH), que ocorreu em Genebra, entre os dias 20 e 22 de outubro. Foram três dias intensos, de muito aprendizado e contato com MUITA gente competente, qualificada e dedicada ao trabalho com o português como língua de herança. Essa foi minha segunda vez no SEPOLH – não pude participar da primeira edição, que foi em Londres, em 2013, mas participei da segunda, em Munique, em 2015 e, agora, da terceira, em Genebra. Sou fã e não perco mais nenhuma edição! A próxima será em Florença, na Itália, em outubro de 2019, e espero poder estar lá, aprendendo ainda mais sobre a língua portuguesa como língua de herança e todos os projetos e iniciativas desenvolvidos na área.

sepolh 2015(II Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, em 2015, em Munique)

O objetivo do SEPOLH é este: reunir interessados em aprender sobre os trabalhos desenvolvidos em benefício da aprendizagem do português como língua de herança pelos brasileirinhos que vivem no exterior. Ao longo dos dias do evento, entramos em contato com mães, professores, coordenadores, estudiosos da área, autoridades… todos dedicados e apaixonados, de corpo e alma, à transmissão da língua portuguesa como herança às crianças! São dias em que a mente e o coração ficam cheinhos – ainda mais do que o normal 😊 – de amor à nossa língua, nossa cultura, nosso desejo e trabalho incansáveis para atingir nosso objetivo: criar crianças bilíngues, com capacidades interculturais, cientes de sua identidade múltipla, formada a partir do contato com dois (ou mais) mundos: o da mamãe, o do papai, o do país de origem, o do país de acolhimento… os contextos são tantos e tão diversos, a riqueza cultural é tão apaixonante, que não há como não sair de um SEPOLH ainda mais encantada pela nossa língua de herança! E tudo isso regrado às mais novas teorias e metodologias de aprendizado, pesquisas desenvolvidas na área, relatos, discussões, reflexões. São as perspectivas acadêmicas, pessoais, de sala de aula, de casa, juntas! Ou seja, um prato cheio de aprendizado e inspiração!🤩

A seguir, algumas fotos que selecionei para apresentar para vocês, a começar pela cerimônia de abertura, que contou com a presença da embaixadora Susan Kleebank (Cônsul Geral do Brasil em Genebra), da diretora da Escola Raízes Magnolia Vigny, da presidente da ABEC Arlete Baumann, da responsável pelos projetos ligados à difusão da língua e cultura de origem (Chargée de projet “Langues et cultures d’origine”) Monique Othenin-Girard, da assistente de direção do Departamento de instrução pública da Cultura e do Esporte (Département de l’instruction publique, de la Culture et du Sport) Jöelle Leutwyler e do Prof. Dr. Abdeljalil Akkari da Universidade de Genebra.

 

sepolh 3

 

sepolh 4

 

sepolh 6

 

IMG-0126(As apresentações foram iniciadas por uma retrospectiva – realizada por Ana Paula Riccioppo da Associação Raízes – sobre os projetos, iniciativas e trabalhos desenvolvidos entre o último SEPOLH e o atual)

 

IMG-0121(Apresentando minha pesquisa)

 

IMG-0125(O evento foi concluído com o anúncio do local de realização do próximo SEPOLH, em 2019: sob organização da Casa do Brasil em Florença, na Itália)

 

O SEPOLH ocorre a cada dois anos e é, definitivamente, imperdível. Para quem se interessou, aí vão os links do site do evento e da página no Facebook:

http://www.sepolh.eu/

https://www.facebook.com/sepolh/

Espero ter trazido inspiração para vocês! 😉

Uma ótima quarta-feira a todos e até a próxima!

 

Escrito por Pri

2 comentários em “Mora na Europa? Então não dá para perder o SEPOLH!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s