Hoje é véspera de Natal!!!

E chegou o esperado dia! Todas as janelinhas do calendário já foram abertas, todas as fotos do calendário do Oli já foram coladas e hoje comemoramos uma data tão especial para nós cristãos! Foi um mês delicioso que não podia ser passado batido e precisa ser relatado no nosso blog!

No dia primeiro, começou o calendário de advento, que aqui na Alemanha é tradição. Segundo o Wikipedia: “O Calendário de Advento vem dos Luteranos alemães, que ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal. Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Atualmente, podem ser feitos com um tecido com pequenos bolsos que são preenchidos com doces ou outras miudezas.”

Eu fiz um para o Oli de fotos. Todo dia, ele tirava uma foto de dentro de uma botinha e a gente colava em uma árvore de Natal de cartolina que fiz. Ele gostava tanto das fotos que eu não conseguia colar!

No primeiro domingo de dezembro, acendemos a primeira vela do “Adventskranz” ou “Coroa do Advento”.  A tradicional é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A cada domingo uma vela é acesa.

No dia 06 de dezembro é dia do São Nicolaus (Nikolaustag)! Essa data é para homenagear esse santo, que, no passado, se vestia de vermelho e distribuía alimentos para as pessoas com necessidades. Atualmente, as crianças limpam os sapatos no dia anterior para o Nicolaus deixar alguma coisa dentro deles. Mostrei para o Oli como fazia e ele gostou da brincadeira! Limpou direitinho! E no sapatinho do Oli coloquei algumas coisinhas, que ele só foi ver no dia seguinte, quando acordou.

Outra tradição que amo aqui são os biscoitinhos de Natal!! Fiz uma receita bem simples, pois a graça mesmo é usar as forminhas (de estrela, árvore de Natal, coração, cavalinho, etc ).

E eu já ganhei meu presente do Oliver! As crianças fizeram um porta-velas na escolinha! Muito fofo!

Neste ano, comprei uma árvore de Natal. Como nunca passávamos o Natal em casa, eu não comprava, mas neste ano, com o Oli maiorzinho, fiz questão. Minha árvore já está enfeitada desde começo de dezembro, o que, aqui na Alemanha, não é muito comum. Muita gente só enfeita perto do Natal ou até mesmo no dia. Nesse sentido, mantive a tradição brasileira.

E outra coisa que amo aqui são os mercados de Natal (Weihnachtsmarkt), que trazem todo um charme para essa época do ano. Neste ano, nós fomos a um bem histórico e medieval. Dá  para se sentir na Idade Média.

O advento deste ano foi muito especial, uma época de reflexão, paz e gratidão. E, para finalizar, gostaria de compartilhar o texto que uma amiga me mandou hoje. Ela me enviou, na realidade, um a cada dia, como se fosse um calendário de advento, uma oração que representa uma palha para colocar no presépio.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. (…) A todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1, 1-9) 

Inspirados por esta leitura, que é lida na Missa de Natal, queremos neste momento dizer SIM a Jesus. Queremos abrir o nosso coração para recebê-lo. Durante o tempo de Advento, preparando o Natal, quisemos Lhe oferecer uma manjedoura confortável e Você nos concedeu um coração purificado. Obrigado! Vem, Senhor Jesus, vem morar em meu coração. E nesta noite farei um pedido: Jesus, que eu seja sempre um filho de Deus agradecido. 

Para terminar esta oração, lembraremos a primeira palha que colocamos na manjedoura no início do Advento: a palha da Gratidão. Podemos agradecer intimamente ou manifestar em voz alta o que queiramos agradecer (pausa por um momento ou a partilha da gratidão). E para terminar, te digo: “Nós vos damos graças Deus Onipotente por todos os vossos benefícios. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém!”. Feliz Natal

Como foi o mês de dezembro e os preparativos de Natal para vocês? Quais as tradições do país onde moram?

Este final de ano foi ainda mais especial para a gente: o Oli começou a falar as primeiras palavrinhas e está todo tagarela! A mistura entre o português e o alemão já está super interessante e vamos falar mais sobre isso em um post futuro. =D

Feliz Natal! Frohe Weihnachten!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s