Vivendo com duas culturas

Texto publicado no Instagram em 20 de fevereiro de 2020

Há duas semanas, escrevemos o quanto é difícil e ao mesmo tempo libertador quando seu filho começa a frequentar a escolinha. Tratamos do assunto colocando em foco a língua. No meu caso, o português, que mal tinha começado a aparecer e já estava se perdendo.

Mas, para nós pais, que moramos no exterior… será que é só essa a dificuldade? E a adaptação do seu filho em uma escolinha em outro país? Será que são só os filhos que precisam se adaptar? No meu caso, eu também precisei de uma certa adaptação. É uma outra cultura com hábitos, músicas e comidas diferentes. E eu pelo menos, acho importante me integrar a outra cultura, para o Oliver também não ser “o diferente”. Por isso, procuro trazer minha cultura para ele e, ao mesmo tempo, respeito a necessidade de integrá-lo à cultura alemã.

Hoje o tema é: lancheira para o café-da-manhã! Não me canso de perguntar o que os pais alemães colocam para os filhos. Pelo que sei, o básico é: um sanduíche, frutas e legumes (pimentão, pepino ou cenoura). Essa do sanduichinho tem dois pontos: os pães aqui são bem gostosos, tem muitos integrais e com grãos, e esse ponto acho mais forte que no Brasil. Porém, eu acho um pouco demais todo dia… E pão com Leberwurst (salsicha pastosa de fígado)? Juro que com esse eu ainda não me acostumei. Meu marido ama e quando ele faz o lanche, ele coloca. Tento não intervir. 😅

Acompanho várias mães brasileiras no Instagram que falam sobre nutrição infantil. Tem tanta ideia gostosa e saudável para a lancheira. Um das minhas preferidas é a @comidinhasdadiana. Adoro as ideias, as receitinhas e, principalmente, a praticidade.
E eu tento dar uma mesclada para não perder os meus valores. Acredito que funcione para a gente assim. Então, por aqui temos: um dia sanduichinho, no outro um bolinho de banana e no outro iogurte com granola (esse últimos são receitas do IG citado acima). E sempre coloco frutas também. Esses bolinhos são tão práticos: faço uma fornada, congelo e, quando preciso, é só descongelar rapidinho! E são saudáveis!

Outro dia mesmo o Oliver me pediu pepino, pimentão e cenoura… ai meu alemãozinho…😂 ele viu que vários amigos têm e ele não… ops… acontece. Prometi que vou colocar com mais frequência.
Como é onde vocês moram? Como vocês lidam com as diferenças culturais na hora de fazer a lancheirinha das crianças?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s