Converse e cante para seu bebê!

a1cc3a28-4849-46dd-a6e9-a48b9c8b392b

Se eu fosse dar um conselho para você que está grávida, eu diria: converse e cante para seu bebê. Ele vai crescer com duas línguas? Converse e cante com ele na sua língua. E o faça com muito carinho.

Eu conversava com o Oliver na minha barriga, não muito, sendo bem sincera, mas conversava. Mas nunca cantei. Uma amiga alemã, que gosta muito de música, me perguntou toda empolgada: “Você vai cantar para ele músicas em português, né?” E eu: “Oi?? Não… eu acho que não… não conheço nenhuma nem sei cantar…”. Respondi um pouco envergonhada… eu nunca tinha parado para pensar nisso.

Mas eu gosto muito de música e, como sempre quis trazer o português para dentro de casa, pedi para minha mãe trazer alguns CDs do Brasil quando ela veio para a Alemanha durante a minha gravidez. Coloquei uma vez para tocar… e não é que eu sabia todas quase que de cor?

Foi o Oliver estar nos meus braços para eu começar a cantar, mesmo que (muito) mal. Eu falo até hoje que o Oliver (e agora a Helena) é o único que gosta de me ouvir cantar. Eu comecei a lembrar das músicas que minha mãe e minhas avós cantavam, ou que aprendi na escola. E comecei a cantar e canto (mas só para eles) até hoje.

Eu ninei o Oliver até quase 3 anos com as cantigas. Agora, ele dorme sozinho, mas, às vezes, ele pede para eu cantar (sim, ele pede, por incrível que pareça). E a Helena, de lá dentro da minha barriga, participou durante um tempo dessa cantoria toda, além das histórias que conto à noite antes de dormir.

Quando ela nasceu, chorou muito na primeira noite. O que eu fiz? Resolvi cantar… E por coincidência ou não, ela se acalmou e dormiu. Até hoje, dorme toda noite em um instantinho quando começo a cantar… Muito mais fácil do que com o Oliver. Engraçado, não?

Se é coincidência ou não. Se é clichê ou não. Eu não sei. Eu fico com a parte que para gente deu certo e pronto!

Pri, bem que você poderia contar um pouco para gente o que os estudos dizem sobre isso, hein?

#bilinguismo #criancabilingue #polh #portuguescomolinguadeheranca #maesnoexterior #maespelomundo #maesmundoafora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s