A maternidade e o bilinguismo

20160911-DSC_0353-2

A maternidade e o bilinguismo são dois dos meus desafios diários e que andam de mãos dadas na minha vida. Esses vão ser os temas principais aqui no Insta e no nosso blog.
Quando falamos de bilinguismo, não tratamos só das línguas em si, mas sim, de tudo que envolve uma língua. São melodias, cultura, sabor, memórias…

Vamos falar de bilinguismo? Vamos… mas antes de tudo, pra surgir o bilinguismo em uma família (na maioria dos casos) há alguém que nessa família, ou a mãe, ou o pai, ou os dois que se deslocaram, que decidiram viver em outro país, que descobriram outra chance em algum outro lugar. Que deixaram sua família, que tiveram que abrir mão do trabalho, estudos, etc.

Vamos falar de bilinguismo? Vamos, mas antes vamos falar um pouquinho de nós mães, que além de nos dedicarmos de corpo e alma para os nossos filhos, estamos de certa forma longe da nossa zona de conforto. Estamos tentando nos aperfeiçoar no idioma e nos adaptar à cultura do país. Estamos tentando mostrar pro nosso filho um pouco da nossa cultura. Estamos tentando uma conexão com os avós que acontece por Skype e pessoalmente uma vez por ano.

Por mais que a gente queira morar fora, sempre existe um medo ou insegurança. Afinal, você está deixando uma realidade pra continuar a viver a sua vida em outra completamente diferente.

No meu caso, eu vim por amor e vim por mim. Achei que era a melhor escolha a ser feita. E ainda acho que foi.  Hoje sou casada e tenho dois filhos, que terão, na minha opinião, a sorte de ser bilíngues.

Eu sou apenas uma de centenas de mães que criam seus filhos longe do seu país, longe dos familiares, longe da sua cultura, e que, além de fazer o papel de mãe, está tentando buscar o equilíbrio desses dois mundos diferentes, que muitas vezes não é nada fácil. Que busca trazer pra dentro de casa um pouco do Brasil, seja falando o português, cantando aquela música que sua mãe cantava ou cozinhando seu prato favorito que sua avó fazia.

Por isso, digo que o meu maternar está extremamente ligado a passar a nossa cultura e a língua para os meus filhos. E são duas coisas que me desafiam diariamente, a todo segundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s