O Oli vai fazer um ano! E agora?

Cada dia mais perto do aniversário do Oli e eu não tinha a menor ideia do que eu poderia fazer… Não sabia quantas pessoas chamar, onde fazer, o que fazer, o tema, nada… zero!

Eu não queria deixar de comemorar! É só um aninho e ele não vai entender nada, mas é o nosso primeiro ano juntos! É importante para nós como família! Eu, logicamente, não tenho lembrança do meu primeiro aniversário, mas tenho fotos! Minha mãe fez meu primeiro aniversário com tanto carinho e eu queria transmitir o mesmo.

img105
Aniversário da Ana de um ano

Quando eu via ideias para festa em blogs ou sites brasileiros, me batia até uma certa tristeza, pois sabia que, não importava o que eu fizesse, nunca iria chegar aos pés. Aqui na Alemanha, onde moro, não tem o mesmo esquema de festa que tem no Brasil. E sabe essas lojas de festa onde você encontra TUDO e mais um pouco?  Você sabe onde procurar e tem certeza que vai achar o que está procurando. Aqui, não tem isso… Internet??  Ajuda, mas não faz milagre.

Bom, mesmo no Brasil, eu sei que eu nunca faria uma festa muito grande para o primeiro aniversário. Mas que lá eu teria uma certa vantagem, eu teria.

O aniversário do Oli é em agosto. Era começo de julho, e eu tinha que decidir pelo menos onde eu iria fazer! O nosso apartamento é muito pequeno e a gente tinha descartado essa ideia. E eu queria aproveitar que, nesta época, ainda é verão e fazer ao ar livre. Como tivemos alguns dias bem quentes e gostosos, eu ia muito passear com o Oliver em um parque bem legal e tive a brilhante e arriscada ideia de fazer um piquenique por lá. Por que arriscada? O risco de o tempo não estar legal é entre 80% e 90%. Mas okay…resolvemos arriscar. Caso chovesse, faríamos no nosso apartamento mesmo. Por esse motivo, o número de convidados estava contadinho.

A escolha do tema também não foi tão simples. Pensava em mil coisas, mas uma super ideia eu não tinha… Pois nao é só escolher o tema. Se for muito complicado, tinha medo de não encontrar extamente as coisas para a decoração. O signo do Oliver é leão, então resolvi fazer o tema “leãozinho rei”. Quando escolhi o tema, fui atrás de ideias na internet e, no dia seguinte, comprei papeis, canetas e carimbos para o convite, que eu mesma fiz, e os entreguei pessoalmente ou enviei pelo correio.

Deem uma olhada em como ficou:

IMG-20171009-WA0001

 

Como o Oliver ainda é muito novinho, acabaria sendo uma festa de adulto. E eu não queria isso. Chamei alguns amigos nossos, brasileiros e alemães, sendo que duas das famílias têm crianças, mas bem maiores. Então, chamei mais três mamães com bebês da idade do Oli que eu conheço da “roda de brincadeira” e do “grupo de engatinhar” que temos toda semana. Assim, sorrisos de crianças na festinha estavam garantidos.

Aí eu fui atrás de um pouco de decoração… Ao contrário do que acontece no Brasil, eu não sei onde procurar essas coisas aqui. Existem lojas e supermercados com uma parte para artigos de festas, mas, na minha opiniao, é muito pouco! Eu rodei mil lojas e comprei cada coisa em uma. Talher ali, pratos na outra e por aí vai… Mas, no fim, deu certo! Eu não tinha muito tempo para arrumar tudo e optei pelo mais simples e prático possível.

O que não podia faltar para mim na festa? Uma mesa com o tema, um bolo azul com um leão e brigadeiros! Festinha de criança sem brigadeiro? Não dá, né? E o bom é que é fácil!

Encontrei uma confeitaria que fez o bolo principal e, como uma boa brasileira, terceirizei o trabalho de mais dois bolos. Também fiz pão de queijo que faz sempre muito sucesso. Minha sogra fez para a gente alguns biscoitos típicos da região onde ela mora e as lembrancinhas. No mais, teve frutas e fiz uma mesinha com café. Pois é.…café. Perguntei para dois amigos assim: Teria café em um piquenique no Brasil? E eles: Acho que nem o piquenique em um aniversário teria.

Na Alemanha, eles também comemoram aniversários, mas acredito que a maioria reúna apenas a família. Eles também são bem criativos e a parte da comida eles mesmos fazem! No máximo, quem faz é a mãe ou a avó. Mas, até agora, essa mesa temática com docinhos eu não vi por aqui. E eu acho isso bem brasileiro. Me corrijam se eu estiver errada!

E chegou o dia mais esperado!! O dia foi uma correria e fui um pouco antes com alguns amigos para ir colocando as mesas e decorando. Acho que convém acrescentar que um final de semana antes fizemos uma sessão de fotos com um casal de amigos. Ela tinha se oferecido pra tirar fotos da gente como família para termos algumas fotos legais, caso eu quisesse usá-las no aniversário. Eu imprimi as melhores e naqueles minutinhos antes da festinha, ela mesmo teve a brilhante ideia de colar duas fotos juntas e pendurá-las na árvore. Ficou muito legal! O tempo também ajudou a gente! Uma chuvinha passou de raspão, mas não atrapalhou! Foi um dia super gostoso, sem ser muito cansativo para o Oli. Afinal, foi só um dia especial no parque.

Bild1
Algumas imagens desse dia tão especial

E aí o primeiro aniversário do Oli foi assim, meio alemão, meio brasileiro, assim como ele é e até o parabéns teve nas duas línguas!

Esse post mostra bem que, quando a gente deixa o país onde nascemos, assim como a Pri comentou no post anterior, valores, símbolos, sons, cores, sabores não ficam para trás. E eu acho isso tão importante para nós, como família composta por identidades de dois países. Ele não vai lembrar, mas é uma sementinha que plantamos e vai crescendo dentro dele. Além disso, mais tarde, ele vai ver as fotos e espero que sinta o mesmo carinho que eu tive preparando o aniversário dele.

O que não pode faltar em uma festa de aniversário para vocês? Ou o que vocês acham que faz parte da cultura brasileira em uma festinha? Contem para a gente! A gente ama saber do ponto de vista de outras pessoas!

O próximo post da Pri sai semana que vem e vai falar sobre a importância da identidade e da cultura na criação de filhos no exterior e tem a ver com meu post de hoje. Fiquem de olho!

(Escrito por: Ana)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s